8 de janeiro
Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, dá prazo para que senadores confirmem assinaturas no requerimento de abertura da CPI do 8 de janeiro.| Foto: Joedson Alves/Agência Brasil

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), determinou que os senadores confirmem até sexta (17) as assinaturas para a abertura da CPI que vai investigar os atos de 8 de janeiro, pedida pela senadora Soraya Thronicke (União Brasil-MS) logo após a invasão e a depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília.

O pedido foi feito ao final da sessão do Senado nesta quarta (15). “Novas subscrições serão também aceitas no mesmo prazo”, completou Pacheco. No começo desta semana, o presidente da Casa disse ao Supremo Tribunal Federal que não determinou a abertura da CPI antes por conta da mudança de legislatura.

“O requerimento foi apresentado na legislatura passada, e há disposições regimentais, cuja interpretação impedem seu prosseguimento automático”, disse na justificativa.

A declaração foi dada por conta de um mandado de segurança pedido pela senadora aos ministros do Supremo para que ordenassem a abertura da CPI na Casa.