CPI da Amazônia: Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues
CPI da Amazônia: Randolfe Rodrigues (Rede), à direita, conseguiu assinaturas necessárias para comissão. Davi Alcolumbre (DEM), ao lado de Rose de Freitas (Podemos-ES), precisa aprovar.| Foto: Roque de Sá/Agência Senado

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) conseguiu as 27 assinaturas necessárias para instalar uma nova comissão parlamentar de inquérito no Senado. A espera agora é que o presidente da Casa, Davi Alcolumbre, determine a abertura da CPI da Amazônia: “Vamos passar a limpo e encontrar os culpados dessa tragédia”, afirmou Randolfe Rodrigues. A ideia é investigar as queimadas na Amazônia, que geraram uma crise no governo Boslonaro.

Lembrando que, conforme a Constituição Federal, as CPIs tem o chamado “poder de polícia”, podendo convocar suspeitos, determinar quebra de sigilo fiscal e de dados, além de determinar perícias e, em alguns casos, até ações de busca e apreensão. As conclusões da CPI da Amazônia, se ocorrer realmente, poderão ser encaminhadas ao Ministério Público Federal para responsabilização civil e criminal de infratores.