Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, anunciou que fará a leitura do requerimento da CPI da Covid na semana que vem.
Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, anunciou que fará a leitura do requerimento da CPI da Covid na semana que vem.| Foto: Pedro França/Agência Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou nesta quinta-feira (8) que irá dar prosseguimento aos trâmites internos para instalação da CPI da Covid em respeito à liminar do ministro Luis Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF). "Decisão judicial obviamente se cumpre e eu a cumprirei fielmente", disse. Segundo ele, o requerimento de abertura da comissão parlamentar será lido na próxima sessão da Casa, na semana que vem, e será solicitado às lideranças partidárias a indicação dos membros participantes.

Apesar disso, Pacheco lamentou a decisão do ministro Barroso. "Considero que CPI de pandemia nesse momento vai ser um ponto fora da curva e, para além disso, pode ser o coroamento do insucesso nacional no enfrentamento da pandemia", afirmou ele, para quem seria necessário haver um "juízo de oportunidade e de conveniência de uma CPI nesse momento histórico" do país. "O mais importante nesse momento é salvar vidas".