Ex-secretário de Comunicação Fábio Wajngarten foi acusado por alguns senadores de mentir na CPI da Covid.
Ex-secretário de Comunicação Fábio Wajngarten foi acusado por alguns senadores de mentir na CPI da Covid.| Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid no Senado solicitou ao Ministério Público Federal no Distrito Federal que averigue se o ex-secretário de Comunicação Fábio Wajngarten cometeu crime de falso testemunho no depoimento ao colegiado, nesta quarta-feira (12). Os senadores alegam contradições e inverdades na falas do ex-secretário e o acusam de mentir à CPI.

Segundo texto lido pelo presidente Omar Aziz (PSD-AM), o colegiado pede "a apuração e eventualmente a responsabilização, inclusive com a aplicação de penas restritivas de direito, pelo eventual cometimento do crime de falso testemunho perante essa Comissão".

O documento é resultado de uma questão de ordem formulada pelo senador Humberto Costa (PT-PE), que solicitou a tomada de medidas que o Ministério Público entender cabíveis. "A CPI não pode ser objeto de uma desmoralização", disse Costa.