Plenário da CPI da Covid
Plenário da CPI da Covid.| Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM), afirmou que já pediu informações à Polícia Federal para saber se o presidente Jair Bolsonaro solicitou uma apuração sobre supostas irregularidades na compra da vacina indiana Covaxin.  Nesta quarta-feira (23), o deputado Luis Miranda (DEM-DF) disse que ele e seu irmão, Luís Ricardo Miranda, que é servidor do Ministério da Saúde, relataram essas suspeitas de irregularidades a Bolsonaro no dia 20 de março. A informação foi divulgada pelo jornal O Estado de S. Paulo.

"Ele disse que procurou o presidente, e que o presidente disse que ia levar à PF. Acabei de pedir para o delegado da PF que trabalha com a gente para pedir informação ao diretor-geral para saber se houve inquérito para investigar essa questão. Se o presidente ligou ao diretor da PF dizendo: 'Olha, tem uma denúncia'", disse Aziz. O presidente da CPI ressaltou que se o presidente não tomou providência “é preocupante". O deputado Luís Miranda e seu irmão devem ser ouvidos na comissão nesta sexta-feira (25). Aziz considera "gravíssimas" as acusações feitas por Miranda.

O vice-presidente da comissão, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), afirmou pelas redes sociais que a CPI vai requisitar segurança para o deputado e seus familiares. "A CPI da Covid estará requisitando segurança para o deputado Luís Miranda, ao irmão e aos familiares. As informações que o deputado está declinando à imprensa e que trará a esta CPI são de extremo interesse público. Sua vida e de sua família precisam estar resguardadas", disse Randolfe.