Secretario Especial de Fazenda do Ministerio da Economia, Waldery Rodrigues
Secretario Especial de Fazenda do Ministerio da Economia, Waldery Rodrigues| Foto: Albino Oliveira / Ministério da Economia

O secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues, afirmou nesta terça-feira (3) que o desempenho positivo do produto interno bruto (PIB) do terceiro trimestre é resultado da reação do investimento. “O resultado do PIB veio muito bom. Nós tivemos um crescimento de 0,6% em relação ao trimestre anterior e de 1,2% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. Quando olhamos a decomposição do PIB, nós tivemos uma reação positiva do consumo, mas em particular uma reação do investimento. O investimento cresce em relação ao trimestre passado 2,0% e em relação ao ano anterior, 2,9%.”

Ele completou que os números positivos são reflexo da política de austeridade fiscal deste governo. “São números que mostram que zelar pela política fiscal tem um alto retorno para a sociedade. A economia crescendo responde naquilo que mais interessa: emprego e renda.”

Waldery acrescentou que as três propostas de emenda à Constituição (PEC) do pacto federativo, em discussão no Senado, buscam que a União e os governos estaduais e municipais caminhem em direção à sustentabilidade fiscal. "A federação brasileira sairá fortalecida ao longo deste governo."