Marcelo Crivella (Republicanos)
O ex-prefeito do Rio de Janeiro e deputado federal Marcelo Crivella (Republicanos).| Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O deputado federal Marcelo Crivella (Republicanos-RJ) corre o risco de perder o mandato, após ter sido condenado pela Justiça Eleitoral, em primeira instância, por abuso de poder econômico durante a disputa eleitoral pela prefeitura do Rio de Janeiro em 2020.

A sentença, divulgada nesta sexta-feira (24), é da juíza Márcia Santos Capanema de Souza, da 23ª Zona Eleitoral do Rio de Janeiro. Ela considerou que Crivella, que concorria à reeleição naquele ano, não poderia ter enviado projetos de lei à Câmara de Vereadores que concediam "benefícios" tributários e fiscais à população local, como descontos no IPTU, em meio à campanha eleitoral. Crivella perdeu a eleição para Eduardo Paes (PSD), atual prefeito do Rio.

Além de multar Crivella em R$ 150 mil, a juíza pediu a cassação do mandato de deputado federal, cargo para o qual foi eleito no ano passado. Para que isso ocorra, a sentença precisa ser confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro.

Ao portal g1, a defesa de Crivella disse que está contestando a decisão da juíza e afirma que o ex-prefeito tinha autorização legal para enviar os projetos por causa da pandemia de Covid-19.