sede da pf
Polícia Federal realiza operação contra esquema de corrupção no sistema penitenciário do Rio de Janeiro.| Foto: Arquivo/Gazeta do Povo

A Polícia Federal realizou na manhã desta terça-feira (17) uma operação contra a cúpula da administração penitenciária do estado do Rio de Janeiro. Cerca de 40 agentes cumpriram três mandados de prisão temporária e cinco de busca e apreensão, expedidos pela Tribunal Regional Federal da 2ª Região. Além da cidade do Rio de Janeiro, os mandados foram cumpridos nos municípios de Nova Iguaçu e Duque de Caxias. Dentre os alvos da ação estão o secretário estadual de Administração Penitenciária do RJ, Raphael Montenegro e dois subsecretários.

O grupo é suspeito de favorecer lideranças de uma facção criminosa nos presídios estaduais. Segundo a Polícia Federal, os agentes públicos viabilizavam o retorno de presos detidos na Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná, para penitenciárias do estado do Rio de Janeiro. Além disso, os suspeitos facilitavam a entrada de pessoas e produtos proibidos nos presídios. Eles também são suspeitos de ter realizado a soltura irregular de um criminoso com mandados de prisão abertos. A investigação aponta ainda que os desvios cometidos pelos agentes públicos foram praticados em troca de influência sobre os locais de domínio do tráfico de drogas no município.