Os senadores Randolfe Rodrigues, Omar Aziz e Renan Calheiros.
Os senadores Randolfe Rodrigues, Omar Aziz e Renan Calheiros.| Foto: Pedro França/Agência Senado

Senadores que integraram a cúpula da CPI da Covid se reuniram nesta quarta-feira (9) com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux. Os parlamentares pediram que as investigações enviadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao STF sobre o relatório final da comissão sejam tornadas públicas.

Em novembro, o procurador-geral da República, Augusto Aras, enviou ao STF dez petições com pedidos de investigação contra pessoas indiciadas pela CPI. O vice-presidente da comissão, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), afirmou, ao chegar na reunião, que solicitaria a reclassificação das petições em inquéritos. O senador Renan Calheiros (MDB-AL), que relatou a CPI, apontou que "só ontem" a comissão tive acesso a uma das petições. O presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM), também participou do encontro.

"Caberia à Procuradoria-Geral da República três encaminhamentos: dar continuidade à investigação, denunciar ou então arquivar. O que fez o douto procurador? Ele fez uma petição sigilosa para o Supremo, que não atendeu a nenhum desses outros caminhos recomendados, isso não pode. Vamos pedir uma conversão dessa petição em continuidade da investigação", disse Renan a jornalistas antes da reunião.

A Corte afirmou, em nota, que Fux vai analisar os pedidos feitos pelos senadores e verificar se há procedimentos possíveis por parte da presidência do STF ou se cabe apenas aos relatores dos casos levantar os sigilos. Mais cedo, os senadores também se reuniram com representantes do MPF nesta quarta para discutir o andamento das investigações.