Deltan Dallagnol
Notificação da cassação do mandato de Deltan Dallagnol foi publicada no Diário Oficial da União após deputado não ser encontrado.| Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

A corregedoria da Câmara dos Deputados notificou o deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR), nesta terça (23), da abertura do processo de cassação do mandato após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferir o registro de candidatura na eleição de 2022.

A notificação foi publicada no Diário Oficial da União após o parlamentar não ter sido encontrado para a entrega formal do documento, como prevê o regimento interno da casa (veja na íntegra).

A notificação assinada pelo deputado Domingos Neto (PSD-CE), corregedor da Câmara, ainda dá um prazo de cinco dias úteis para que Dallagnol se manifeste por escrito nos autos sobre a decisão. O parlamentar foi procurado pela Gazeta do Povo, mas ainda não se pronunciou sobre a notificação.

Neto terá 30 dias para apresentar o relatório sobre o processo de cassação. O regimento interno da Câmara prevê que a investigação tramite em sigilo até o término do procedimento ou se o presidente da Câmara decidir em contrário.

No último domingo (21), Dallagnol participou de uma manifestação em Curitiba a favor de seu mandato na Câmara dos Deputados, e criticou a decisão do TSE. “Querem roubar nossa voz, mas vamos lutar por justiça”, declarou.