O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e o futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, durante anúncio de ministros no CCBB Brasília.
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e o futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, durante anúncio de ministros no CCBB Brasília.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

As duas principais associações de delegados da Polícia Federal demonstraram apoio nesta sexta-feira (9) à escolha de Flávio Dino (PSB) para comandar o Ministério da Justiça e Segurança Pública a partir do ano que vem. Dino foi anunciado como futuro ministro pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta manhã.

Em nota conjunta, a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) e a Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (Fenadepol) também elogiaram a escolha do delegado Andrei Passos Rodrigues para ser diretor-geral da Polícia Federal.

"Ambos têm trajetórias públicas de muito êxito e profissionalismo – sendo o futuro ministro um jurista amplamente reconhecido e tendo ocupado os cargos de juiz federal e presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), além de governador do estado do Maranhão", disseram os delegados.

As entidades pediram ainda que a "PF tenha sempre um tratamento de Polícia de Estado" e seja valorizada. "Os delegados federais desejam aos futuros ministros e ao diretor-geral uma gestão eficiente e pautada nos bons princípios da administração pública, desejando, como se espera, que a PF tenha sempre um tratamento de Polícia de Estado, com estabilidade para seu melhor desempenho e valorização constante do seu efetivo", diz a nota.