Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava Jato no MPF do Paraná.
Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava Jato no MPF do Paraná.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Em entrevista exclusiva à Gazeta do Povo, Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava Jato no Ministério Público Federal (MPF) do Paraná, disse que Jair Bolsonaro está se distanciando da pauta anticorrupção, da qual se apropriou durante o período eleitoral, e espera que o presidente tenha uma atuação “coerente com aquilo que divulgou em campanha”.

Ressaltando lamentar que a maioria dos demais candidatos – e em especial a esquerda – não tenham abraçado essa pauta de modo tão firme, o procurador afirmou que a sociedade, que elegeu Bolsonaro, tem uma expectativa em relação ao desempenho do presidente no combate à corrupção. Mas avaliou que ele tem se distanciado dessa pauta ao colocar em segundo plano o pacote anticrime de Sergio Moro e fazer mudanças no Coaf, desprestigiando o auditor da Receita Federal Roberto Leonel, que atuou na Lava Jato.

“Nós vemos também que essas investigações relativas à família dele [Bolsonaro] têm relação com áreas em que ele tem buscado atuar – segundo várias pessoas têm avaliado, de modo indevido – em relação à Receita Federal ou à Polícia Federal. O que nós podemos esperar é que exista uma atuação do presidente coerente com aquilo que ele divulgou em campanha, com a pauta que ele abraçou, que é a pauta anticorrupção.” Confira o conteúdo completo aqui.