Deltan Dallagnol com a palavra Lava Jato na testa.
Deltan Dallagnol é o coordenador da força-tarefa da Lava Jato no MPF do Paraná.| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo/Arquivo

Os 14 integrantes da força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba divulgaram nota declarando "amplo e irrestrito" apoio ao procurador Deltan Dallagnol, alvo de advertência do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) nesta terça-feira (26), por críticas feitas ao Supremo Tribunal Federal (STF) em entrevista de rádio. A força-tarefa afirma que discorda "respeitosamente" da decisão do "Conselhão do MP" e defende "a transparência, a comunicação social e o livre debate público de todos os atos de autoridades".

"Buscando a melhoria do sistema como um todo, a crítica de atos de autoridade pública, em matéria de interesse público, está no centro da liberdade de expressão, a qual existe para proteger justamente o direito à crítica, e não elogios", afirmam os procuradores. "O exercício do direito de livremente expor ideia é fundamental para a construção de uma sociedade ciente de seus problemas e engajada na sua solução".