Procurador Deltan Dallagnol
O procurador da República Deltan Dallagnol, ex-coordenador da força-tarefa da Lava Jato.| Foto: Gazeta do Povo

Os procuradores da Lava Jato Deltan Dallganol e Roberson Pozzobon criticaram as mudanças na Lei de Improbidade Administrativa. Os dois se manifestaram após a aprovação da Câmara dos Deputados. Com apoio da bancada governista e da oposição, o projeto foi aprovado por ampla maioria: foram 408 votos a favor e apenas 67 contra a proposta. O texto ainda precisa passar pelo Senado Federal.

Deltan diz que é "gravíssimo" e classificou como "assustadoras" as alterações na lei. "A aprovação desse projeto é o maior marco da impunidade dos atos de improbidade na história", disse pelo Twitter. "A capacidade de combater a corrupção no Brasil está sendo liquefeita diante dos olhos de todos", emendou Dallagnol.

Já Pozzobon criticou a velocidade em que o projeto foi votada pelos parlamentares na Câmara. "Se fosse para mudar nome de rua até que eu entenderia a velocidade e ausência de debate, mas foi para MUDAR MUITO e para PIOR a Lei de IMPROBIDADE", escreveu o procurador na rede social. Ele defendeu que o Senado "retifique os erros decorrentes de uma tramitação apressada", "ouça aqueles que tutelam o patrimônio público aplicando a lei de improbidade há anos (e NÃO os que respondem por atos de improbidade)" e que "não deixe os retrocessos virarem lei".