Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Reação

Indicada por Ibaneis Rocha, administradora do Plano Piloto do DF pede demissão após protestos

Demissão administradora Plano Piloto
Ilka Teodoro pediu demissão do cargo de administradora do Plano Piloto após falhas no esquema de segurança para o protesto deste domingo (8). (Foto: Emanuelle Sena/Ascom Adm. Plano Piloto)

Ouça este conteúdo

A administradora do Plano Piloto no Distrito Federal, Ilka Teodoro, pediu demissão do cargo na manhã desta segunda (9) após os protestos violentos que culminaram com a invasão aos palácios dos Três Poderes no domingo (8). O cargo é semelhante ao de um prefeito, mas voltado apenas à gestão da principal região administrativa do DF e de indicação do governador distrital.

A saída de Ilka é a primeira reação de um aliado do governador Ibaneis Rocha (MDB) após os protestos de domingo (8) e o afastamento temporário ordenado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, na madrugada desta segunda (9).

Ilka Teodoro disse, em uma postagem no Twitter, que a “ausência de um comando firme na segurança pública, coordenando as operações e ordens de missão do dia e garantindo a participação e integração dos demais órgãos” e que isso “deixou um vácuo doloso e um cenário de terra arrasada”.

“No âmbito do Governo do DF, a situação é de insustentabilidade. Como cidadã e como Administradora Regional, jamais havia me sentido tão insegura e impotente. A ação tardia do GDF é injustificável e indefensável. Os danos causados são irreparáveis”, completou ao comunicar seu pedido de demissão “em caráter irrevogável” -- ela ocupava o cargo desde 2019.

Na postagem, a administradora disse, ainda, que a intervenção federal na segurança pública decretada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi necessária “para que fossem adotadas as medidas urgentes para restaurar a lei e a ordem no território e para que possamos sonhar em voltar ao cenário de normalidade, com o diálogo preciso para reconstrução do país”.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.