O presidente Jair Bolsonaro (PL).
O presidente Jair Bolsonaro (PL).| Foto: Alan Santos/PR.

O deputado federal Jorge Solla (PT-BA) protocolou nesta sexta-feira (17) um pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro (PL) por interferência no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Na quarta-feira (15), o presidente disse que mandou "ripar" servidores do Iphan após receber a informação de que o órgão paralisou uma obra do empresário Luciano Hang, dono da Havan.

"Ingressei hoje com um novo pedido de impeachment contra Bolsonaro, agora por sua confessa interferência ilegal no Iphan para beneficiar o empresário Luciano Hang. O crime de responsabilidade é flagrante e o réu é confesso", disse o deputado nas redes sociais.

Após a fala do chefe do Executivo, o Ministério Público Federal (MPF) moveu uma ação popular pedindo o afastamento imediato da presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Larissa Rodrigues Peixoto Dutra. O presidente participava de um evento na Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) quando fez a declaração sobre o instituto. O presidente já foi alvo de mais de 140 pedidos de impeachment desde o início de sua gestão.