O presidente Jair Bolsonaro
Presidente Jair Bolsonaro disse ter provas de que houve fraude nas urnas nas eleições de 2018, mas não apresentou nenhuma até agora.| Foto: Evaristo Sá/AFP

O deputado federal Célio Studart (PV-CE) entrou na segunda-feira (18) com um recurso no Tribunal Regional Federal (TRF) contra a decisão judicial que dispensou o presidente Jair Bolsonaro de apresentar as "provas" que o chefe do Executivo diz ter sobre fraudes nas urnas eletrônicas. O parlamentar havia protocolado, no início do mês, uma ação civil pública cobrando de Bolsonaro as provas. Inicialmente, o juiz José Vidal Silva Neto concedera a Bolsonaro o prazo de cinco dias para se manifestar, mas no último dia 14 a decisão foi rejeitada.

Bolsonaro falou sobre fraudes nas urnas em diferentes ocasiões. Mas foi em março deste ano, durante uma palestra em Miami (EUA), que disse ter "provas" sobre adulterações no processo eleitoral que o teriam impedido de vencer a disputa presidencial de 2018 ainda no primeiro turno. Na ocasião, disse que "brevemente" mostraria as provas, o que ainda não ocorreu.