Prates conflito interesses Petrobras
Grupo de deputados da oposição pedem à CGU que apure atuação do novo presidente da Petrobras em duas empresas de óleo e gás.| Foto: Pedro França/Agência Senado

Um grupo de deputados da oposição encaminhou à Controladoria-Geral da União (CGU), nesta terça (7), um pedido para apurar um possível conflito de interesses na indicação do ex-senador petista Jean Paul Prates à presidência da Petrobras.

Segundo a petição assinada pelo deputado Deltan Dallagnol (Podemos-PR) e Luis Lima (PL-RJ), entre outros, Prates teria ligação com pelo menos duas empresas que atual no setor de óleo, gás e petróleo, a Carcará Petróleo e a Bioconsultants Consultoria em Recursos Naturais e Meio Ambiente Ltda. Os parlamentares pedem à CGU explicações se a atuação de Prates no setor privado na mesma área da Petrobras não seria um impeditivo para o exercício da presidência da estatal.

“É importantíssimo apurar se há conflito de interesses, por uma questão de governança e para proteger a Petrobras do risco de ser utilizada em benefício de interesses ou grupos privados, como ocorreu no passado. Nossa obrigação como parlamentares é solicitar a apuração de possíveis incompatibilidades e/ou conflitos de interesse tendo em vista o que a Petrobras já sofreu em governos anteriores do PT”, disse Dallagnol.

No começo desta semana, Prates se reuniu com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, e o vice, Vital do Rêgo, para reforçar que sua gestão à frente da petrolífera será transparente e sem cometer os erros do passando. “Estamos desde já construindo um canal direto com o Tribunal de Contas da União, visando uma gestão transparente e adotando uma postura proativa perante o TCU”, disse o presidente.