Marcelo Crivella (Republicanos)
O atual prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos).| Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Desembargadora mantém prisão preventiva de Marcelo Crivella (Republicanos). O prefeito do Rio de Janeiro, agora afastado do cargo, foi preso na manhã desta terça-feira (22). Ele será levado para o presídio de Benfica, na zona norte, espécie de porta de entrada do sistema penitenciário fluminense. De lá, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) determinará para onde cada preso vai ser levado.

Crivella participou de uma audiência de custódia em que foi ouvido pela desembargadora Rosa Helena Penna Macedo Guita, do Tribunal de Justiça do Rio. A magistrada foi a responsável também por determinar a prisão preventiva do prefeito. A audiência serve para que os presos declarem se houve alguma forma de abuso ou irregularidade por parte das autoridades durante a prisão.

Além de Crivella, foram ouvidos pela magistrada o empresário Rafael Alves, suposto operador do esquema de propinas; o ex-tesoureiro da campanha de Crivella, Mauro Macedo, e o empresário Cristiano Stockler Campos. De acordo com o TJ, as audiências de outros dois detidos, Adenor Gonçalves e Fernando Moraes, foram adiadas para esta quarta-feira porque eles estão com suspeita de covid. Serão por videoconferência.