João Doria
O governador de São Paulo, João Doria.| Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou nesta quarta-feira (8) que pretende adotar a exigência do passaporte da vacina para entrada no estado, caso o governo federal não implemente a obrigatoriedade da medida no país. "Caso não seja implantado pelo governo federal a obrigatoriedade do passaporte vacinal para entrada de viajantes no Brasil até 15 de dezembro, São Paulo adotará para todo Estado", disse o tucano nas redes sociais. A informação foi divulgada pelo Estadão.

Doria disse que encaminhou nesta manhã um ofício com a solicitação "imediata" ao Ministério da Saúde. Com o avanço da variante ômicron, a Prefeitura de São Paulo fez o mesmo pedido à Anvisa e ao Planalto no último dia 24. O governador foi questionado durante coletiva desta quarta sobre a competência para definir o passaporte da vacina, pois o responsável pela gestão das fronteiras é o governo federal.

O tucano citou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que garantiu aos estados e municípios a autonomia para estabelecer medidas de combate à pandemia. "O Brasil não pode ser o paraíso do negacionismo. Aqui, turismo de negacionismo só na mente desse ministro da Saúde e do presidente", disse o governador.