O deputado em entrevista ao canal da jornalista Leda Nagle.
O deputado em entrevista ao canal da jornalista Leda Nagle.| Foto: Reprodução/YouTube

O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) defendeu, em entrevista à jornalista Leda Nagle, medidas drásticas - como "um novo AI-5" - para conter manifestações de rua como as que ocorrem no Chile atualmente. O filho "03" do presidente Jair Bolsonaro já havia afirmado em discurso no plenário da Câmara, na última terça-feira (29), que a polícia deveria ser acionada em caso de protestos semelhantes, e que o país poderia ver a "história se repetir". Na ocasião, ele não especificou a que período histórico se referia.

"Se a esquerda radicalizar a esse ponto, vamos precisar dar uma resposta. E essa resposta pode ser via um novo AI-5, pode ser via uma legislação aprovada via plebiscito, como ocorreu na Itália. Alguma resposta vai ter que ser dada", afirmou.

O Ato Institucional nº 5 foi o mais duro instituído pela ditadura militar, em 1968, ao revogar direitos fundamentais e delegar ao presidente da República o direito de cassar mandatos de parlamentares e intervir nos municípios e estados. Também suspendeu garantias constitucionais, como o direito a habeas corpus. A partir da medida, a repressão do regime militar tornou-se mais dura.