Elizabeth Bagley foi indicada em janeiro para chefiar a Embaixada do Estados Unidos no Brasil.
Elizabeth Bagley foi indicada em janeiro para chefiar a Embaixada do Estados Unidos no Brasil.| Foto:

A indicada pelo presidente Joe Biden para ser a nova embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Bagley, afirmou nesta quarta-feira (18) que as eleições de outubro não serão um momento fácil para o país, mas serão justas, apesar dos comentários do presidente Jair Bolsonaro (PL). A declaração foi feita durante a sabatina à qual ela foi submetida no Senado americano, informou a Folha de S. Paulo.

"[O presidente Jair] Bolsonaro tem dito muitas coisas, mas o Brasil tem sido uma democracia, tem instituições democráticas, Judiciário e Legislativo independentes, liberdade de expressão. Eles têm todas as instituições democráticas para realizar eleições livres e justas", disse Bagley. "Ao longo de 30 anos, monitorei muitas eleições. E eu sei que não será um momento fácil, muito em razão dos comentários [de Bolsonaro]", completou.

Bolsonaro segue questionando a legitimidade do processo eleitoral brasileiro e o funcionamento das urnas eletrônicas. No ano passado, o mandatário chegou a fazer uma live para apresentar supostas provas de fraude nas eleições de 2018, no entanto, isso não ocorreu e ele admitiu ter apenas "indícios". Nesta semana, Bolsonaro disse a empresários que as eleições poderão ser "conturbadas".

"Vocês [empresários] foram excepcionais nessa pandemia, mas tudo pode acontecer. Poderemos ter outra crise. Poderemos ter eleições conturbadas. Imagine acabarmos as eleições e pairar para um lado, ou para o outro, a suspeição de que elas não foram limpas? Não queremos isso", disse o presidente durante o Apas Show, evento do setor de supermercados em São Paulo (SP).

Bagley reforçou que apesar das declarações de Bolsonaro, o Brasil conta com uma base institucional. "Apesar desses comentários, há uma base institucional. O que continuaremos a fazer é mostrar nossa confiança e nossa expectativa de que eles terão eleições livres e justas", disse a indicada de Biden.

Ela foi nomeada em janeiro e esperou quatro meses pela sabatina. Caso seja confirmada no posto, Bagley substituirá o diplomata Todd Chapman, que deixou o cargo no ano passado ao anunciar sua aposentadoria. Atualmente, a Embaixada americana, em Brasília, é chefiada interinamente por Douglas Koneff.