O presidente Jair Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro| Foto: Foto: Mauro Pimentel/AFP

O jornalista Mario Sergio Conti, colunista da Folha de S. Paulo, sugeriu que a "nata militar" do Brasil poderia remover o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) do poder. Em coluna publicada nesta sexta-feira (26) no site do jornal, Conti cita a Operação Valquíria, um movimento de militares do regime nazista que se insurgiu durante a Segunda Guerra Mundial e, sem sucesso, tentou depor e matar Adolf Hitler.

"A sério: nossas valquírias até poderão conseguir a cabeça de uma dessas mulas sem cabeça que assombram Brasília. Botarão um jumento sem cabeça no seu lugar, farão bons negócios —e vida que segue. Isso é o oposto exato de estancar a carnificina em andamento. Para tanto, seria preciso tirar o assassino em massa do Planalto. Ponto, parágrafo", relata o texto.

Em outros trechos do texto, Conti menciona o desempenho negativo do Brasil no combate à pandemia de covid-19 e também a carta divulgada no último domingo (21) por banqueiros e economistas com críticas ao governo Bolsonaro. "Banqueiros e chefões do Congresso andaram murmurando contra o Capetão. 'Mandaram recado', 'falaram duro', 'sinalizaram' —um chorrilho de clichês descreveu o pocotó das valquírias, pois que circunscrito a muxoxos, lamúrias e uma missiva suavíssima", escreveu.