O senador Eduardo Girão (Podemos-CE)
O senador Eduardo Girão (Podemos-CE)| Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senad

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE), que ainda busca se tornar o presidente da CPI da Covid do Senado, sugeriu que o comando do colegiado seja alternado entre ele e Randolfe Rodrigues (Rede-AP). A sugestão apresentada por ele é que o parlamentar do Amapá seja escolhido vice-presidente e eles se substituam na chefia do colegiado. Girão apresentou a proposta há pouco, em entrevista coletiva no Senado. Ele também sugeriu que o relator da comissão seja o senador Marcos Rogério (DEM-RO).

Girão é alinhado com o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e tenta furar um acordo estabelecido entre a maior parte dos integrantes da CPI. Pelo entendimento, o presidente será Omar Aziz (PSD-AM), Randolfe será o vice e o relator será Renan Calheiros (MDB-AL).

Os cargos de direção da CPI serão definidos ainda na manhã desta terça-feira (27). Na noite da segunda, uma liminar da Justiça de Brasília determinou que Renan não pode ser nomeado relator. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), disse que não acataria a decisão.