Valle Del Javari (Brazil), 13/06/2022.- A handout photo made available by the Brazilian Army shows a jungle area in the Javari Valley, Amazonas state, Brazil, 13 June 2022. Two bodies were recovered during the search for missing British freelance journalist Dom Phillips and Brazilian indigenist and guide Bruno Pereira. Authorities were working to identify the bodies. (Brasil) EFE/EPA/Brazilian Army HANDOUT HANDOUT EDITORIAL USE ONLY/NO SALES
Vale do Javari.| Foto: EFE/EPA/Exército Brasileiro

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) encontrou neste domingo (19) no Rio Itacoaí, nas proximidades da "Comunidade Cachoeira", em Atalaia do Norte (AM), a lancha utilizada pelo jornalista inglês Dom Phillips e pelo indigenista Bruno Pereira. A informação também foi confirmada pela Polícia Federal (PF).

A embarcação foi localizada após indicação de Jeferson da Silva Lima, o "Pelado da Dinha", preso no sábado (18). Ele é um dos oito suspeitos pelo assassinato de Dom e Bruno. Segundo a PC-AM, a lanchava foi localizada a cerca de 20 metros de profundidade e estava emborcada com seis sacos de areia para dificultar a flutuação, a uma distância de 30 metros da margem direita do Rio Itacoaí.

O delegado Alex Perez, titular da 50ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Atalaia do Norte, informa que foram quase cinco horas de operação para identificar a embarcação. Além do casco da lancha, também foram encontrados um motor e quatro tambores que, segundo a polícia, eram de Bruno.

A PF informa que a embarcação foi identificada por volta das 20h20 no horário local com o auxílio de bombeiros e militares da Marinha. A corporação diz que a embarcação será submetida nos próximos dias aos "exames periciais necessários", de modo a "contribuir com a completa elucidação dos fatos".