Associação de procuradores e promotores defende o sistema de votação eletrônico.
Associação de procuradores e promotores defende o sistema de votação eletrônico.| Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo

A Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) divulgou nesta terça-feira (3) uma nota pública em apoio ao sistema eletrônico eleitoral. A Conamp reúne mais de 16 mil membros do Ministério Público, entre procuradores e promotores de todo o país. O voto impresso é defendido pelo presidente Jair Bolsonaro. A associação defende que a urna eletrônica como um método “seguro, confiável e auditável”. A informação foi divulgada pelo Estadão.

O presidente da entidade, o procurador de justiça Manoel Victor Sereni Murrieta, assina o comunicado e ressalta que as urnas eletrônicas são usadas no país há 25 anos “sem nenhuma prova de fraude”. O órgão afirma que as iniciativas de aperfeiçoamento do sistema de votação nacional devem ocorrer dentro de um “ambiente ético e íntegro” e não “descolado da realidade e tangenciado com as inverdades”.

Para os procuradores e promotores, a PEC do voto impresso auditável, em tramitação na Câmara, não seria razoável uma vez que não representaria “qualquer contribuição significativa que possa trazer algum benefício para a sociedade brasileira”. A associação ressalta que é contrária à aprovação da proposta.