Luiz Henrique Mandetta comandou o Ministério da Saúde por quase um ano e quatro meses: saída ocorre após desgaste com o presidente da República.
Luiz Henrique Mandetta comandou o Ministério da Saúde por quase um ano e quatro meses.| Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

O ex-ministro da Saúde, Luiz Henirque Mandetta, afirma que o governo federal já tinha cenários com número de casos e óbitos pelo coronavírus que anteciparam a situação atual do país. "Nada do que está acontecendo hoje é surpresa para o governo federal", disse o ex-ministro em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo. Nesta segunda-feira (18), o país já soma 16.118 mortos por Covid-19, e 241.080 casos confirmados. Ainda de acordo com Mandetta, o país ainda terá "12 semanas duras" pela frente. "Vamos aumentar a curva em abril, maio e junho. Em julho vamos estabilizar, quando deve ser o ápice da curva, e aí vai entrar em um platô para que, em agosto, comece a reduzir o número de casos e em setembro a gente volte no ponto mais próximo de uma coisa mais amena", detalhou o ex-ministro.