O ministro das Relações Exteriores do governo Bolsonaro, Ernesto Araújo, criticou a postura do país  na guerra entre Rússia e Ucrânia.
O ministro das Relações Exteriores do governo Bolsonaro, Ernesto Araújo, criticou a postura do país na guerra entre Rússia e Ucrânia.| Foto: Reprodução/Youtube

O ex-ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, criticou a postura do país na guerra entre Rússia e Ucrânia. Para ele, o presidente Jair Bolsonaro está reproduzindo desinformação da Rússia e a neutralidade pregada pelo governo brasileiro, na verdade, mostra uma preferência pelo país governado por Putin. As declarações foram feitas em seu canal no Youtube na segunda-feira (28).

“Me parece que a posição correta do Brasil, compatível com os nossos valores morais e com nossos interesses materiais, seria um apoio à Ucrânia, junto com as grandes democracias ocidentais. Mas entendo que o presidente delibere por uma neutralidade. No entanto, os sinais que ele está passando, os atos que ele está tomando ou autorizando que sejam tomados, sinalizam uma preferência pela Rússia. Vários elementos nos levam a essa convicção”, afirmou Araújo.

Para o ex-ministro, a Rússia está usando notícias inverídicas para desviar a atenção de uma agressão contra a Ucrânia e o presidente Bolsonaro está reproduzindo essa desinformação. “A Rússia está plantando, obviamente, desinformação no Ocidente para desviar a atenção do fato central, que é uma agressão, uma invasão, da Rússia à Ucrânia, naquilo que é, claramente, uma guerra de conquista”, disse. “Então, todos esses pontos, “são povos irmãos”, “não pode ter Otan”, o presidente (Bolsonaro) está, digamos, reproduzindo e validando desinformação russa.”