O que esperar do Itamaraty em 2021
Ernesto Araújo sugeriu ainda uma investigação para apurar se houve a participação de elementos infiltrados na invasão ao Capitólio.| Foto: Marcelo Camargo/Agencia Brasil

O ministro de Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, fez uma série de publicações no Twitter, na tarde desta quinta-feira (7), onde criticou a invasão do Congresso norte-americano durante manifestações realizadas por apoiadores do presidente Donald Trump na quarta-feira (6). Segundo o chanceler brasileiro, há que se lamentar e condenar a invasão da sede do Congresso ocorrida nos EUA ontem. Ele sugeriu ainda uma investigação para apurar se houve a participação de elementos infiltrados na invasão e defendeu os manifestantes. “Há que parar de chamar “fascistas” a cidadãos de bem quando se manifestam contra elementos do sistema político ou integrantes das instituições. Deslegitimar o povo na rua e nas redes só serve para manter estruturas de poder não democráticas e seus circuitos de interesse.”, publicou.

“Há que distinguir “processo eleitoral” e “democracia”. Duvidar da idoneidade de um processo eleitoral NÃO significa rejeitar a democracia. Ao contrário, uma democracia saudável requer, como condição essencial, a confiança da população na idoneidade do processo eleitoral.”, disse. – “Nada justifica uma invasão como a ocorrida ontem. Mas ao mesmo tempo nada justifica, numa democracia, o desrespeito ao povo por parte das instituições ou daqueles que as controlam.” - O direito do povo de exigir o bom funcionamento de suas instituições é sagrado. Que os fatos de ontem em Washington não sirvam de pretexto, nos EUA ou em qualquer país, para colocar qualquer instituição acima do escrutínio popular.”, escreveu.