O presidente Jair Bolsonaro
O presidente da República, Jair Bolsonaro| Foto: Marcos Corrêa/PR

O presidente Jair Bolsonaro disse desejar o retorno das aulas presenciais em todos os níveis de ensino. A apoiadores que o esperavam no Palácio da Alvorada na quarta-feira (2), o chefe do Executivo criticou a resistência de reitores à retomada. "Estamos tentando a volta às aulas. Conversei agora com o ministro da Educação. Queremos voltar às aulas presenciais em todos os níveis, mas os reitores agora chegaram nele... 'não, queremos só começar em 2022'. Aí, no meu entender, não tem cabimento", disse o presidente.

A manifestação de Bolsonaro ocorre no mesmo dia em que o Ministério da Educação publicou uma portaria que recomendava a retomada das aulas presenciais nas instituições de ensino superior a partir de 4 de janeiro. A pasta, no entanto, não confirma a revogação da portaria após ser pressionada por algumas instituições.

A portaria do MEC poderia ser judicializada porque universidades têm autonomia e existe previsão legal para que governos regionais tomem decisões de caráter sanitário. A preocupação com o aumento do número de contaminações pela Covid-19 tem feito estados e instituições adotarem cautela para restabelecer rotinas.