casa civil - ciro nogueira - transição - lula
Senador e ex-ministro Ciro Nogueira afirmou que após dois meses de governo, o PT não busca soluções, mas culpados.| Foto: Agência Brasil / Arquivo

O ex-ministro da Casa Civil, senador Ciro Nogueira (PP-PI), criticou a política econômica do atual governo, afirmando que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, é o novo “Bolsonaro do PT”. A afirmação foi feita no domingo (26) em publicação nas redes sociais.

“O Haddad é o novo Bolsonaro do PT. A culpa? É dele! Esclarecendo: após 2 meses, o PT não busca soluções, mas culpados. 1º, foi o PR Bolsonaro. Não colou? Atacam o Ministro da Fazenda deles mesmos. Haddad é o novo Bolsonaro do PT sim, o novo “culpado” pela velha falta de rumo do governo”, escreveu Nogueira.

Mais cedo, também pelas redes sociais, o senador afirmou que querem transformar o principal ministro do governo em poste de combustíveis. “Ministro da Fazenda fraco é política econômica sem credibilidade. É a primeira cláusula do contrato com o fracasso. Não façam isso com o Brasil!”, publicou.

Nesta segunda-feira (27) será discutida a possível volta da cobrança de impostos federais como PIS/Cofins  e Cide sobre a gasolina e o etanol, durante reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates. A possibilidade de reonerar os combustíveis gerou um impasse entre as alas política e econômica do governo, colocando em lados opostos Lula e Haddad.