Famílias ficaram desabrigadas depois das fortes chuvas que atingiram a região de São Sebastião, em São Paulo
Famílias ficaram desabrigadas depois das fortes chuvas que atingiram a região de São Sebastião, em São Paulo| Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) afirmou neste sábado (25) que o governo federal estuda utilizar moradias populares construídas na cidade de Bertioga (SP) para abrigar as famílias desabrigadas pelas fortes chuvas que atingiram São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. A residências fazem parte do programa Minha Casa Minha Vida em parceria com o Casa Paulista e são destinadas a uma população específica da região.

“Seria por emergência. Depois, é claro, teremos que construir as unidades habitacionais necessárias”, afirmou Alckmin. O vice-presidente sobrevoou as áreas atingidas e visitou o navio-aeródromo multipropósito que está ancorado no cais de São Sebastião. A embarcação tem sido utilizada como hospital de campanha para atender as vítimas das chuvas.

Ainda de acordo com Alckmin, o governo irá destinar uma parte dos R$ 10,5 bilhões do Orçamento federal voltados para a habitação para ajudar na construção de novas moradias populares em São Sebastião.

“O presidente Lula já se comprometeu com a questão da habitação. No extra-teto, chamado waiver [instrumento que permite ao governo gastar além do teto de gastos], o recurso que mais cresceu foi para a área de habitação. Foram R$ 10,5 bilhões. Terá prioridade aqui as regiões de risco e o nosso litoral”, completou.