Batizado de Operação Meridiano, o exercício conta com a participação do Exército, Marinha e Aeronáutica e deve ter a presença de mais de 5,5 mil militares, 1.000 viaturas, 21 aeronaves e seis helicópteros.
Batizado de Operação Meridiano, o exercício conta com a participação do Exército, Marinha e Aeronáutica e deve ter a presença de mais de 5,5 mil militares, 1.000 viaturas, 21 aeronaves e seis helicópteros.| Foto: Ministério da Defesa/Divulgação

O Comando Militar do Sul realiza nos próximos dias o maior treinamento conjunto das Forças Armadas em 2021. Batizado de Operação Meridiano, o exercício conta com a participação do Exército, Marinha e Aeronáutica e deve ter a presença de mais de 5,5 mil militares, 1.000 viaturas, 21 aeronaves e seis helicópteros.

Segundo o ministério da Defesa, a finalidade é avaliar e manter a operacionalidade e a capacidade de pronto-emprego dos militares. Dividido em três fases, o treinamento ocorre em três regiões do país. No Norte, o Poti foi conduzido pela FAB, entre os dias 23 e 28 de outubro, com o uso de helicópteros e aeronaves, no Pará. No Sudeste, o módulo Dragão será realizado entre os dias 3 e 6 de novembro, sob comando da Marinha, entre o litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Já na Região Sul, sob execução do Exército, o módulo Ibagé acontece de 9 a 12 de novembro nos municípios de Canoas e Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

Durante os treinamentos, as tropas colocam em prática uma simulação de ataque aéreo e terrestre a forças inimigas, após ação de infiltração estratégica com helicópteros. "Os militares devem entrar no terreno de forma discreta, para que não sejam vistos nem detectados pelo inimigo, e, assim, realizar ataques aos alvos ali encontrados", afirmou o Co-Diretor do treinamento, Tenente-Coronel Coutinho, em nota divulgada pelo ministério da Defesa.