• 17/11/2020 13:26
Presidente do STF

Fux critica “judicialização da política” ao dizer que STF precisa resolver questões do Congresso

  • 17/11/2020 13:26
  • PorGazeta do Povo
    Ministro Luiz Fux, presidente do STF, profere o placar final do julgamento.
    Ministro Luiz Fux, presidente do STF| Foto: Rosinei Coutinho/STF

    O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, criticou nesta terça-feira (17) o que classificou como "judicialização da política" realizada pelo Congresso por não querer "pagar o preço social". "O Supremo Tribunal Federal não age de ofício. Só age provocadamente. A judicialização da política é a provocação da política para que o Judiciário decida questões que partidos políticos não resolvem na arena própria”, disse Fux, durante o VIII Fórum Jurídico de Lisboa por videoconferência.

    Fux apontou ainda que o Supremo exerce "protagonismo  judicial desnecessário", defendeu que "a instância maior da democracia é o Poder Legislativo", e "não o Poder Judiciário".

    “O Poder Legislativo coloca no colo no Supremo a solução de várias questões que dizem respeito ao Parlamento, porque muitas vezes o Parlamento não quer pagar o preço social de uma deliberação”, disse.

    Tudo sobre:

    Comentários [ 0 ]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.