Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Judiciário

Fux diz que STF permanecerá vigilante para garantir o bom funcionamento das eleições

Fux afirmou que o Supremo Tribunal Federal seguirá unido na defesa da democracia e da dignidade da instituição. (Foto: Nelson Jr./SCO/STF)

Ouça este conteúdo

O ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), encerrou o semestre judiciário de 2022 afirmando que a Corte permanecerá vigilante para guardar a Constituição e manter o bom funcionamento das eleições no país em outubro. A declaração foi feita durante a última sessão, nesta sexta-feira (1).

“O Supremo Tribunal Federal permanecerá vigilante e sempre à altura de sua mais preciosa missão, a de guardar a Constituição Federal e zelar pela segurança jurídica, com atenção ao sentimento constitucional da população brasileira e mantendo a sua vigilância suprema em prol da higidez da realização das eleições no nosso país”, disse. Fux afirmou ainda que o STF seguirá unido na defesa da democracia e da dignidade da instituição.

Durante o mês de julho, somente casos urgentes devem ser analisados pelo STF. A previsão é de que a Corte retome os julgamentos regulares em agosto. Para o segundo semestre, Fux destacou que deverão ser julgadas ações que questionam a nova lei de improbidade administrativa, além de ações sobre educação básica, direito à saúde, transporte, regras do processo eleitoral, teto de gastos da administração pública, entre outros temas que deverão ser abordados até o final de sua gestão na presidência da Corte, em meados de setembro, quando Fux será substituído na função pela ministra Rosa Weber.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.