Luiz Fux reunião poderes
Fux afirmou à CPI que processos públicos sobre líder do governo podem ser acessados pela internet| Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, negou um pedido do presidente da CPI da Covid, Omar Aziz (PSD-AM), e do senador Humberto Costa (PT-PE) para acessar investigações sigilosas sobre o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), que tramitam na Corte. Eles já haviam pedido os documentos à Procuradoria-Geral da República (PGR), que negou, sob argumento de que os casos tramitam em segredo de Justiça.

Em sua decisão, Fux disse que informações processos públicos relacionados ao deputado podem ser acessados no site do STF, "ressalvadas as situações de sigilo determinado por lei". Também afirmou que, como presidente da Corte, não tem competência para liberar os papéis. "Nego seguimento ao pedido", decidiu o ministro.

Barros é alvo da CPI em razão de suspeitas de que teria envolvimento em supostas irregularidades nas encomendas de vacinas contra a Covid feitas pelo Ministério da Saúde. Ele ainda tenta, junto ao STF, derrubar a quebra de seus sigilos determinada pela CPI e também abrir investigação contra a comissão por suposto vazamento de seus dados bancários.