Ministro-chefe da Casa Civil, Walter Braga Netto
Ministro-chefe da Casa Civil, Walter Braga Netto, é general da reserva.| Foto: Isac Nóbrega/PR

O ministro-chefe da Casa Civil, general Braga Netto, é o nome favorito do presidente Jair Bolsonaro para assumir o Ministério da Defesa, no lugar de Fernando Azevedo e Silva, segundo a CNN Brasil. Avesso à exposição e pragmático no trato político, ele assumiu a chefia da Casa Civil em fevereiro de 2020 quando ainda estava na ativa do Exército — meses depois "aposentou" a farda. Para o lugar de Braga Netto na Casa Civil, Bolsonaro estuda deslocar o também general Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo, para o posto.

Nascido em Belo Horizonte, Braga Netto tem 63 anos e cumpre o "perfil mineiro": prefere o trabalho ao verbo. Descrito como respeitoso, bem humorado e afável, o general é tido como alguém que não toma decisões tempestivamente.

Braga Netto é formado na Academia Militar das Agulhas Negras (RJ), na turma de 1978. Em 42 anos no Exército, trabalhou na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, coordenou pelo Exército os Jogos Olímpicos do Rio em 2016 e chefiou as principais unidades dos mais importantes postos militares do país, entre elas o Comando Militar do Leste, que abrange os estados do Sudeste. O general foi ainda observador militar das Nações Unidas no Timor Leste, adido na Polônia e nos Estados Unidos, e interventor federal na segurança pública no Rio de Janeiro em 2018. Tem pelo menos 25 condecorações nacionais e quatro no exterior.