Operação da Polícia Civil na comunidade do Jacarezinho, no Rio, nesta quinta-feira (6), terminou com 25 mortos.
Operação da Polícia Civil na comunidade do Jacarezinho, no Rio, nesta quinta-feira (6), terminou com 28 mortos.| Foto: Reginaldo Pimenta/Estadão Conteúdo

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PSC), publicou um vídeo em sua rede social pessoal na noite desta sexta-feira (7) onde defendeu a atuação dos policiais durante a operação na favela do Jacarezinho, na zona norte da capital fluminense, que terminou com a morte de 28 pessoas, sendo um policial e 27 suspeitos de integrar uma facção criminosa. Na gravação, Castro afirma que as forças de segurança agiram em fiel cumprimento a dezenas de mandados de prisão e que os dez meses de investigação mostraram uma rotina de terror e humilhação que o tráfico impôs aos moradores da comunidade. “Crianças eram aliciadas e cooptadas para o crime. Famílias inteiras eram expulsas de suas casas e mortas”, afirmou o governador.

Segundo ele, a reação dos bandidos foi a mais brutal registrada nos últimos tempos. “Armas de guerra prontas para repelir a ação do Estado e evitar as prisões a qualquer custo. Em nenhum lugar do mundo a polícia é recebida com fuzis e granadas quando vai cumprir seu papel", enfatizou. Castro garantiu que determinou transparência nas investigações do caso. “Desde o ocorrido, determinei total transparência ao processo. O Governo do Estado é o maior interessado em apurar as circunstâncias dos fatos.”, concluiu.