aeroporto-voos
Governadores pedem suspensão de voos do Reino Unido| Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil

Um ofício divulgado nesta quarta-feira (23) por um grupo de governadores pede ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que suspenda imediatamente todos os voos com origem ou destino no Reino Unido, onde uma nova mutação do coronavírus foi detectada. A lista inclui ainda Dinamarca, Holanda e Austrália.

Os governadores de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe ainda sugerem ao governo federal que adote quarentena “para todos os passageiros que vierem dos demais países europeus e que, durante o período de isolamento, façam exames RT-PCR”.

O Brasil, por enquanto, não deve seguir outros países da Europa e outros continentes na imposição de restrições a voos do Reino Unido. Para o governo, no entanto, a portaria publicada no último dia 17 exigindo a apresentação do teste RT-PCR negativo tanto para brasileiros quanto para estrangeiros é suficiente.

No entanto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizou na segunda (21) uma ação de fiscalização e acompanhamento no voo que chegou no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, proveniente do Reino Unido.

Outra medida adotada pela Saúde é o autoisolamento para passageiros vindos do Reino Unido por, no mínimo, 10 dias. A recomendação, além do isolamento, é o uso de máscara e manter a etiqueta respiratória ao manter contato com outros moradores da residência.