Ministério da Saúde assinou contrato de intenção de compra de 60 milhões de doses da vacina da CanSino.
Ministério da Saúde assinou contrato de intenção de compra de 60 milhões de doses da vacina da CanSino.| Foto: Pedro Ribas/SMCS

O Ministério da Saúde assinou um contrato de intenção de compra de 60 milhões de doses da vacina Convidecia contra a Covid-19, do laboratório chinês CanSino. O secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, assinou o contrato no dia 4 de junho. A informação foi divulgada pelo Poder360. O laboratório Belcher farmacêutica, de Maringá (PR), será o responsável por intermediar as negociações.

“Como requisito para o inicio das negociações, o Ministério da Saúde declara a intenção de comprar da empresa Belcher Farmacêutica do Brasil a vacine Ad5-nCoV (Convidecia) do laboratório chinês Cansino Biologics“, diz trecho do contrato. O imunizante da CanSino ainda não recebeu autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial no país.

A Belcher protocolou o pedido no dia 19 de maio. A vacina é aplicada em apenas uma dose, tem eficácia de 65% contra a Covid-19 e previne 90% dos casos graves. O governo negociou a dose por US$ 17. A expectativa é de que as entregas ocorram no 3º e 4º trimestres deste ano. China, Chile, Hungria, México, Moldávia, Paquistão e Argentina já aprovaram o uso emergencial da vacina.