O aplicativo da carteira de trabalho digital é uma das iniciativas do governo federal para digitalizar serviços.
O aplicativo da carteira de trabalho digital é uma das iniciativas do governo federal para digitalizar serviços.| Foto: Ministério da Economia/Divulgação

O governo federal atingiu a marca de 700 serviços digitalizados desde janeiro de 2019, o que gera uma economia anual estimada em R$ 2,2 bilhões. Desde o começo da pandemia de coronavírus no país, foram digitalizados 130 novos serviços. Ao todo, em abril, mês marcado pelas medidas de isolamento social, 14 milhões de pessoas acessaram o portal único do governo, que reúne os serviços digitais. Os cinco serviços mais acessados foram: Inscrever-se no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal; Solicitar Auxílio Emergencial de R$ 600 (Covid19); Solicitar o Seguro-desemprego; Sacar o Abono Salarial; e Emitir o comprovante do Cadastro Único. A meta é ter 100% dos serviços do governo federal digitalizados até o final de 2022, o que gerará uma economia de R$ 38 bilhões em cinco anos. As informações são da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia.