Jair Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro.| Foto: Alan Santos/Presidência da República

O governo brasileiro decidiu cancelar a reunião presencial da cúpula de presidentes do Mercosul, prevista para a próxima sexta-feira (17). A reunião será virtual devido ao avanço da nova variante ômicron da Covid-19. No entanto, fontes do governo consideram que as tensões dentro do bloco podem ter causado a mudança no evento. Além disso, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai à Argentina nesta sexta-feira (10). A informação foi divulgada pelo jornal O Globo.

Lula deve se encontrar com o presidente argentino, Alberto Fernández, e sua vice, a ex-presidente Cristina Kirchner, em Buenos Aires. Na semana passada, o secretário de Assuntos Estratégicos da Casa Rosada, Gustavo Beliz, foi recebido pelo presidente Jair Bolsonaro e por ministros em uma reunião considerada de extrema cordialidade. A expectativa era de que Bolsonaro e Fernández tivessem a primeira reunião durante o evento.

O governo brasileiro considera que o convite ao petista uma semana antes da cúpula "foi, no mínimo, inconveniente", segundo fontes do governo ouvidas por O Globo. Lula deve receber um prêmio sobre direitos humanos, participar de um ato cívico-cultural para celebrar a democracia e de reuniões com sindicatos argentinos. O ex-presidente vai acompanhado do ex-chanceler Celso Amorim.