Rio de Janeiro com destaque para as montanhas do Corcovado (esquerda), Pão de Açúcar (centro, ao fundo)
Rio de Janeiro com destaque para as montanhas do Corcovado (esquerda), Pão de Açúcar (centro, ao fundo)| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O governador em exercício do Rio e Janeiro, Cláudio Castro (PSC), anunciou nesta sexta-feira (12) novas medidas restritivas para enfrentar a pandemia. Um decreto com o detalhamento das ações deve ser publicado nas próximas horas.

No entanto, entre as medidas previstas, estão o toque de recolher entre 23 horas e 5 horas, indo ao encontro do que já tinha sido adotado pela capital fluminense. As novas medidas valerão até a próxima quinta (18), e haverá reuniões semanais com prefeitos da região metropolitana e com o setor produtivo para analisá-las antes de uma possível renovação.

Boates, casas de espetáculo e rodas de samba estão proibidas de funcionar; bares e restaurantes só podem funcionar até 23h e com 50% de ocupação, sendo que municípios podem optar por horários mais limitados - na capital, por exemplo, têm que fechar às 21 horas.

Por outro lado, o comércio deve abrir em horários escalonados, e bancas de jornal não podem vender bebidas alcoólicas. O ponto ainda em aberto sobre as novas medidas restritivas envolve um possível fechamento das escolas.