Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou envio de 600 mil testes de Covid-19 para o Maranhão.
Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou envio de 600 mil testes de Covid-19 para o Maranhão.| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Ministério da Saúde informou, neste sábado (22), que deve enviar pelo menos 600 mil testes rápidos de Covid-19 para o estado do Maranhão nos próximos dias e implementar barreiras sanitárias em aeroportos, rodoviárias e grandes rodovias. O objetivo é fazer uma busca ativa de novos infectados pela variante indiana do coronavírus, cujos primeiros casos foram confirmados no último dia 20 de maio no estado do nordeste brasileiro. Com isso, o governo pretende impedir a disseminação da variante país afora.

"As equipes de saúde farão uma triagem dos passageiros, dos grandes equipamentos de movimentação de pessoas. A gente vai buscar as pessoas sintomáticas e assintomáticas para fazer o teste, em caso de resultado positivo se isola e vai investigar pra ver se o vírus corresponde a uma variante indiana", afirmou Rodrigo Otávio Cruz, secretário executivo do Ministério da Saúde, em coletiva de imprensa neste sábado.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde do Maranhão, a variante conhecida como B.1.617 foi detectada em pelo menos seis amostras coletadas em tripulantes do navio MV Shandong da ZHI, com bandeira de Hong Kong, ancorado em alto-mar na costa de São Luís, desde o dia 7 de maio.