Fecha tudo
Segundo o governo de São Paulo, houve melhora nos números da pandemia nas últimas semanas.| Foto: Roberto Parizotti/Fotos Públicas

O governo de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (16), a abertura do comércio a partir deste fim de semana, numa flexibilização das medidas para o controle da transmissão do coronavírus em uma nova "fase de transição" do Plano SP, entre a vermelha e a laranja. As lojas podem abrir em horários reduzidos e os cultos religiosos presenciais estão permitidos. O funcionamento de bares e restaurantes continua suspenso até o próximo dia 24, quando será autorizado com salões de beleza e academias.

O argumento do governo é o de que houve melhora nos números da pandemia nas últimas semanas, com taxas de ocupação dos leitos de UTI em 85 3% na Grande São Paulo e 83,3% no Estado, que já estiveram em mais de 90%. Esses são índices disponíveis no site da Secretaria de Saúde, os mais atualizados serão divulgados ainda hoje. Nas enfermarias, a taxa de ocupação estadual é de 66,7%.