Presidente Lula se reuniu com os ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Rui Costa (Casa Civil)
Presidente Lula se reuniu com os ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Rui Costa (Casa Civil)| Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesta sexta-feira (26) que o governo vai trabalhar nos próximos dias para tentar reverter as mudanças promovidas pelo Congresso Nacional na Medida Provisória que trata da reestruturação da Esplanada dos Ministérios. O relatório aprovado pela comissão mista esvaziou, principalmente, os ministérios de Marina Silva (Meio Ambiente) e de Sônia Guajajara (Povos Indígenas).

“O conceito original dos pontos que foram mexidos e que, em nossa opinião, está desalinhado com as políticas que precisam ser implementadas, que nós possamos retomar. Portanto, o conceito original daqueles pontos que foram modificados, e a votação se deu apenas do âmbito da comissão, e nós continuaremos trabalhando para que esses pontos [sejam revertidos]", declarou.

Na mesma ocasião, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse que, mesmo com as mudanças, o governo terá condições de pôr em prática seu plano político. "Mesmo com essas mudanças, não impedem a implementação do programa de governo do presidente Lula e da sua ação onde coloca a sustentabilidade ambiental no centro da agenda de desenvolvimento econômico”, disse Padilha.

As declarações ocorreram no Palácio do Planalto depois de uma reunião a portas fechadas entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e diversos ministros. A Medida Provisória ainda precisa ser votada nos plenários da Câmara e do Senado. A previsão é de que isso ocorra até a próxima terça-feira (30).

Como a Gazeta do Povo mostrou, a votação na comissão mista do Congresso ocorreu com o aval da base do governo. A justificativa dos aliados de Lula é de que o Executivo tinha pressa na tramitação, já que a MP perderá sua validade no dia 1º de junho.