Polícia Federal
Categoria já aprovou o início do movimento de “operação-padrão” e indicativo de greve e adora endurece as críticas ao governo.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em nota conjunta divulgada nesta sexta-feira (29), entidades representativas dos servidores da Polícia Federal repudiaram declarações do presidente da República, Jair Bolsonaro, em que ele indicou que pretende de fato cancelar a reestruturação para as categorias que compõem o sistema de segurança pública da União. O posicionamento do classificado como "grave e inadmissível", acompanhado da promessa de que "os policiais federais não receberão esse duro golpe calados".

No texto, as associações e sindicatos afirmam que a PF conquistou avanços institucionais importantes em diferentes governos e indicam que o governo Bolsonaro, "no entanto, se posiciona como exceção, fragilizando a instituição com sucessivas, frequentes e injustificadas trocas em postos de comando e, agora, com o possível cancelamento, também injustificado, da necessária reestruturação", mesmo após ter divulgado exaustivamente o compromisso com a medida.

Na avaliação dos representantes dos servidores da PF, "resta nítido o descaso do Governo Federal com a estrutura da Polícia Federal e a total falta de vontade política para cumprir compromissos públicos firmados em relação à valorização dos profissionais de segurança pública da União". Conforme a nota, serão realizadas assembleias nos próximos dias para definir ações futuras.

Subscrevem a nota as associações nacionais dos Delegados da Polícia Federal (ADPF) e dos Peritos Criminais Federais (APCF), as federações nacionais dos Policiais Federais (FENAPEF) e dos Delegados de Polícia Federal (FENADEPOL) e o Sindicato Nacional dos Servidores do Plano Especial de Cargos da PF (SINPECPF).