Em meio ao colapso hospitalar causado pela pandemia, TCU investiga manutenção de leitos ociosos em hospitais militares.
Em meio ao colapso hospitalar causado pela pandemia, TCU investiga manutenção de leitos ociosos em hospitais militares.| Foto: Divulgação/Sesa

O Tribunal de Contas da União (TCU) iniciou uma investigação sobre possíveis irregularidades por parte do Ministério da Defesa, Exército, Aeronáutica e Marinha ao não liberarem esses leitos para pacientes com Covid-19, em meio à crise sanitária causada pela pandemia. As informações são do jornal Folha de S. Paulo. No dia 17 de março, o TCU determinou que as Forças Armadas apresentassem dados sobre os hospitais militares.

As planilhas liberadas com dados, mostraram que as forças bloquearam leitos de enfermaria e UTI à espera de militares e algumas unidades têm até 85% de vagas ociosas por esse motivo. Segundo a auditoria, os hospitais com leitos livres consumiram pelo menos R$ 2 bilhões do Orçamento da União em 2020. Para os auditores, os hospitais militares poderiam fazer convênios com o SUS para aumentar o número de leitos em meio ao avanço da pandemia.

O deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) declarou que irá entrar com uma ação popular contra o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, para que os hospitais das Forças liberem leitos ociosos para o SUS. De acordo com o Ministério da Defesa, os hospitais das Forças também estão com número limitado de leitos. No Distrito Federal, a Defensoria Pública da União (DPU) entrou com uma ação na Justiça Federal na terça-feira (6) para que três hospitais militares sejam colocados à disposição da população civil durante a pandemia de Covid-19.