Arthur Lira
Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados| Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou em entrevista ao canal CNN Brasil que impeachment é mais do que uma pesquisa. A declaração do deputado ocorreu no mesmo dia em que o Datafolha divulgou que, pela primeira vez, a maioria dos entrevistados apoia o impeachment de Jair Bolsonaro.

"O impeachment é muito mais que uma pesquisa, muito mais do que vontade da oposição, que eu nem sequer sei se quer o impeachment mesmo", disse Lira. "Não é o presidente da Câmara que faz o impeachment".

Lira disse que, no momento, o Brasil não tem condições ter um impeachment. "O Brasil não deve se acostumar a desestabilizar a política em cada eleição. Não podemos fazer isso. Precisamos, talvez, alterar o sistema do Brasil para um parlamentarismo", afirmou o deputado.

O presidente da Câmara afirmou ainda que a partir de 2026 possa iniciar a discussão sobre mudança de regime no país para semipresidencialista ou parlamentarista. "Vou sugerir essa semana aos líderes que nós repensemos, para a partir de 2026, como organizar essa questão."