Incidência da Ômicron já é de 31,7%, diz estudo. 8 estados registraram casos da variante
Instituto responsável pela pesquisa aponta que taxa de contaminações pela variante Ômicron tem aumentado nas últimas semanas| Foto: NIAID

Um estudo publicado nesta quarta-feira (29) pelo Instituto Todos pela Saúde (ITpS) aponta que a incidência da variante Ômicron no Brasil, detectada em oito estados, é de 31,7%. No levantamento, feito em parceria com os laboratórios Dasa e DB Molecular, foram analisados 30,4 mil testes RT-PCR Especial; destes, 640 deram positivo para a Covid-19, dos quais 203 continham a presença da variante.

As amostras foram coletadas em 16 estados entre os dias 1º e 25 de dezembro. Os estados em que foram identificados casos da nova cepa são: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Bahia, Goiás, Santa Catarina e Tocantins.

Durante as semanas em que o estudo foi feito, o percentual da variante foi aumentando progressivamente. Enquanto na última semana mais de 40% das infecções analisadas haviam sido causadas pela Ômicron, no dia 25 esse índice subiu a 75%.

Um balanço divulgado pelo Ministério da Saúde divulgado na última segunda-feira (27) informou que oficialmente havia 74 casos da nova variante confirmados no país e outros 116 em investigação.